O Projeto
O projeto When the Mirror is Wrong é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que decorre em colaboração com o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) e com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Todos os critérios serão avaliados através de uma breve entrevista online, realizada por um profissional de Psicologia Clínica.
Questões éticas
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (CEDI/FPCEUC:79/R_1), de modo a garantir publicamente os deveres da equipa investigação e os direitos e segurança de todos os participantes.
Riscos e potenciais inconvenientes para a participante
Não existem riscos diretos físicos, financeiros ou legais na realização do estudo. Contudo, a participação no grupo de intervenção poderá ser ativador em termos psicológicos e emocionais. Todas as fases de intervenção serão acompanhadas num contexto controlado e seguro, por profissionais de psicologia clínica experientes em intervenção com este tipo de dificuldades e sintomatologia. Caso se considere necessário, será estabelecido o contacto com outros apoios.
Potenciais benefícios
Os participantes poderão usufruir de uma intervenção psicoterapêutica baseada na evidência cientifica que visa a melhoria da qualidade de vida e da saúde mental.
Proteção - Confidencialidade e Participação voluntária
A informação recolhida será circunscrita às necessidades do estudo, não inclui informação desnecessária e será codificada desde o primeiro contacto através de um código identificador (ID). Os resultados do estudo apenas serão divulgados em contexto científico, e a identidade dos participantes será sempre anónima e confidencial. Na qualidade de titular dos dados, em conformidade com a Lei, o/a participante tem o direito de acesso, o direito de retificação, o direito de apagamento, o direito de limitação do tratamento, o direito de portabilidade, o direito de oposição e o direito de não ficar sujeito a decisões automatizadas, podendo estes ser exercidos a qualquer momento mediante comunicação por correio eletrónico junto do investigador responsável.
A participação neste projeto é voluntária. Os participantes podem retirar o seu consentimento em qualquer momento sem qualquer consequência para si. O Investigador/a deste projeto pode decidir terminar a participação de um participante se entender que não é do melhor interesse para a sua saúde continuar nele.


Este projeto pretende testar a eficácia de uma intervenção psicológica em formato de grupo (MIND over MIRROR), para adultos com sintomatologia de dismorfia corporal.

1. Adultos (18-65 anos) com sintomatologia de dismorfia corporal;
2. Fluentes em Português e com acesso a computador/tablet e internet;
3. Não estiver atualmente a realizar outro tipo de tratamento psicológico;
Cada participante selecionado será distribuído aleatoriamente por um de dois grupos:
Grupo 1: participa no programa Mind-over-Mirror;
Grupo 2: lista de espera.
Caso se comprove a eficácia da intervenção Mind-over-Mirror, os participantes em lista de espera terão a oportunidade de integrar um grupo terapêutico gratuitamente após esta primeira fase do estudo.
Ao participar no programa Mind-over-Mirror está a receber gratuitamente uma intervenção psicológica para melhorar a qualidade de vida de pessoas com sintomatologia de dismorfia corporal. A sua participação contribui também para o desenvolvimento da investigação nesta área!
4. Não apresentar atualmente sintomas de perturbação psiquiátrica severa ou ideação suicida;
5. Não estiver a tomar medicação psiquiátrica, ou se estiver que a mesma esteja estabilizada há pelo menos 2 meses.

